sábado, 27 de fevereiro de 2010

Purim

Celebrado em 14 de Adar (Lua Cheia de Peixes), Purim é uma das fendas energéticas que eu mais gosto. Provavelmente por ser muito lúdico, com a questão das fantasias, dos doces, das pegadinhas (tipo primeiro de Abril) e da necessidade de se gerar alegria (atributo de Binah).

Purim significa  "sortes" e a história que ilustra a energia presente nesse dia é a da Rainha Esther. Através de sua ação e de sua confiança de que, na verdade, não existe sorte, de que há sentido em tudo o que ocorre, ela consegue reverter uma situação aparentemente irreversível.

A energia, portanto, é a de milagre: ir contra o provável, ir contra o esperado, quebra do robótico do mundo físico.

São hábitos de Purim fazer uma festinha, usar fantasias (máscaras principalmente), comer um doce que se chama Orelhas de Haman e ficar um pouquinho alegrinho pelo álcool.

O ritual é basicamente a leitura pública do Livro de Esther. Ao final repetimos: "Maldito seja Haman, Bendito seja Mordechai; maldita seja Zeresh, bendita seja Esther; malditos sejam os malvados, benditos sejam os Justos."

Um fato interessante do Livro de Esther (Meguilat Esther) é que o Nome de D-us não é mencionado uma vez sequer. A existência de D-us não é citada nesta história. O significado disto também explica as tradições "maluquinhas" deste dia: Temos de superar a lógica, o nosso intelecto, para podermos acessar essa energia de milagre. Somente quando sabemos em nosso coração, sem a necessidade de entender, que D-us está em tudo, em todos os eventos, por mais esdrúxulos que sejam, é que atingimos a acoplagem com o Eterno, nos iluminamos e, consequentemente, "operamos milagres".

A questão do álcool simboliza isto, pois quando estamos sob efeito de determinadas substâncias, nosso intelecto perde domínio sobre o restante de nós. No entanto, é apenas um símbolo. Não faz parte das práticas cabalistas o uso de substâncias que alterem nosso estado de consciência. Os cabalistas buscam esta mudança de consciência através da meditação e dos rituais.

Celebramos Purim este ano no dia 27/02, a partir das 18hs.

O ritual segundo a minha tradição:

De preferëncia, reúna um grupo ou a sua família. Mas, pode ser feito sozinho também.

1) Acenda duas velas de Yom Kadosh (recite a benção: Baruch Atah Adonai, Eloheinu Melech HaOlam, Asher Kideshanu Bemitzvotav VeTzivanu, Lehadlic Ner Shel Yom Kadosh e acenda a vela da direita e depois a da esquerda);

2) Leia em voz alta a Meguilat Esther e, toda vez que o nome Haman for citado, as pessoas devem fazer muito barulho de forma a evitar que seja ouvido o nome;

3) Festeje, com música, brincadeiras, um pouco de álcool e coma as Orelhinhas de Haman.

Durante o dia seguinte, dia 28/02, deve-se ler a Meguilat em voz alta novamente. Também deve-se doar para 2 pessoas carentes, pelo menos, ao longo do dia. E é hábito dar comidinhas para seus vizinhos e amigos.

Há uma versão online da Meguilat Esther aqui: http://www.chabad.org.br/datas/purim/historia/pur01.html

Purim Sameach para todos nós! Que sejamos todos muito iluminados neste dia!!! Mazal Tov!

Nenhum comentário: