sábado, 27 de março de 2010

Pessach e o Sefirat HaOmer

Estamos entrando no período mais crítico do ano. Estamos no primeiro mês do ano astrológico, Nissan, Áries.

Nos primeiros 3 meses da roda astrológica (Nissan, Yiar e Sivan), temos a oportunidade de nos libertarmos de tudo aquilo que nos "escraviza", nos "limita". Especialmente, aquilo que está no nosso interior.

São meses propícios para a contração, o esvaziamento.

Apesar de Nissan possuir a energia expansiva de Áries, é nele que temos a oportunidade de "sair do Egito", ou seja, sair do mundo limitado. Para que esta saída seja possível, não podemos "enrolar". Devemos sair rápido, deixando tudo para trás. Vamos partir para o deserto e não podemos deixar o Faraó (nosso ego) nos alcançar. Não dá tempo de deixar o "pão fermentar", ou seja, largamos todas as nossas questões para trás, sem deixá-las crescer a ponto de ocupar um espaço relevante em nossa consciência.

Este momento de saída é Pessach que, neste ano, ocorre na noite do dia 29/03. O ritual é bastante complexo, porém, dizem os cabalistas, que basta vc se reunir com alguém na noite de pessach, com o intuito de se libertar, de se conectar à energia de libertação, que vc irá usufruir dela.

Preparamos a casa para receber Pessach, limpando a casa e espalhando o hametz (10 pedaços de pão que absorverão o "fermento" da casa).

Também ficaremos os próximos 10 dias sem comer fermento.

Logo após Pessach, temos o Sefirat HaOmer, a Contagem do Omer. São 49 dias de contração, reavaliação da nossa vida, sob a luz dos atributos das 7 Sefirot do emocional.

Dentro do Omer, temos dois momentos muito luminosos: Lag BaOmer (a Hilulá de Shimon Bar Yochai) e Shavuot. Em ambos dias, fazemos uma vigília. Lag BaOmer ocorre no 33o. dia do Omer e Shavuot, no 50o. dia marcando seu encerramento.

Aproveite este período para reavaliar a sua existência. Analise os motivos da sua negatividade. Peça para que a Luz te mostre o que deve ser trabalhado e não perca tempo: jogue fora o lixo existencial!

Nenhum comentário: