terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Zohar Vayishlach - Capt 14

(Fonte: Zohar para uma causa)

"E ali ele construiu um altar" (Bereshit 35:7).

É muito fácil nos entusiasmarmos com um caminho espiritual quando estamos nos iniciando nele. Fazemos tudo com paixão, com nossa alma acesa. No momento em que nos deparamos com nossa sombra, quando temos qualquer dificuldade, tomamos um "balde de água fria" e desistimos. Vamos buscar uma nova paixão em outro lugar.

Este comportamento vale para todas as nossas relações: casamento, namoro, amizade, trabalho, parcerias. É muito mais fácil nos sentirmos entusiasmados quando deixamos de lado a relação problemática e nos lançamos em novas aventuras.

A passagem do Zohar Vayishlach de hoje fala mais um pouco do significado do altar que Yaacov construiu. Ele conseguiu empreender uma dura jornada espiritual de forma a unir os mundos superiores ao mundo físico. "Construir um altar" significa, na verdade, uma forte conexão interior.

Yaacov foi o patriarca que mais passou por obstáculos e sempre manteve a chama acesa!

A má inclinação estará sempre perto de nós para nos ajudar a racionalizar e justificar nossas desistências. Os versos de Zohar Vayishlach aqui apresentados, nos dão a energia e força de vontade para completar o nosso caminho e terminar o que começamos.

A única forma de irmos a fundo e realizarmos uma transformação profunda como Yaacov fez, é sempre nos mantendo acesos, com o coração puro e não desistindo na primeira dificuldade.

Hoje vamos meditar para que todos possam manter a chama acesa em todos os setores da vida, mesmo diante dos obstáculos, tal como Yaacov para assim construirmos um mundo melhor.

Link específicoo para este tema:

https://www2.kabbalah.com/k/index.php/p=zohar/zohar&vol=10&sec=366


Link para Zohar Vayishlach:

http://www.unityzohar.com/uzreadnu1.php?submit=Go%21&parid=3133


Um comentário:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Excelente texto!

De acordo com o cap. 35 do Bereshit, Yaacov retornou para Betel, lugar ponde onde tinha passado quando fugia de seu irmão e o Eterno lhe aparecera em sonhos.

Yaacov agora ressignifica a sua vida. Ele já não volta a Betel como um fugitivo, mas sim como um adorador, alguém disposto a estabelecer um relacionamento mais profundo com o Eterno. E buscou reacender sua chama, embora devesse estar profundamente amargurado com o episódio anterior de violência praticado por seus filhos, conforme descrito no cap. 34.

Que mentenhamos também acesa a nossa chama!

Abraços.