segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Campo Espiritual

"A Criação, de modo geral, consiste de duas partes básicas: o físico e o espiritual.

O físico é o que experientamos com os nossos sentidos e isto, por sua vez, é dividido em terrestre e astronômico. O astronômico inclui corpos celestes, como as estrelas e os seus planetas. O terrestre inclui tudo o que está na esfera inferior: a terra, a água e a atmosfera, e todas as coisas detectáveis neles contidas.

O espiritual é composto por todas as entidades que não são físicas e que não podem ser detectadas por meios físicos Elas, por sua vez, estão divididas em duas categorias: almas e seres transcendentais.

As almas compreendem uma classe de entidades espirituais destinadas a entrar nos corpos físicos. Elas existem para ficarem circunscritas por e fortemente ligadas a esses corpos, agindo sobre eles de várias maneiras, em épocas diferentes.

Os seres transcendentais compreendem uma clase de entidades espirituais que não estão destinadas a serem associadas aos corpos físicos. Eles estão divididos em duas categorias. A primeira categoria é composta pelas Forças (Kohot) e a segunda, pelos anjos.

(...)No entanto, há outra classe, como que intermediária entre o espiritual e o físico. Ela consiste nas entidades que não podem ser detectadas por meios físicos, e não estão restringidas pelos limites e as leis da matéria detectável comum. Por este motivo, elas poderiam, erroneamente, ser consideradas espirituais. Contudo, a sua essência é muito diferente daquela da classe angélica, apesar de serem parecidas com ela, em alguns aspectos. (...) Portanto, são consideradas como uma classe separada, isto é, a dos Shedim (demônios).

(...)
Porém, de todas as coisas que existem, somente e exclusivamente o ser humano é composto de dois opostos absolutos, isto é, uma alma espiritual e um corpo físico. Nada mais, em toda a criação, tem essa qualidade em comum com ele." - Moshé Chaim Luzzatto, "Derech HaShem" ("O Caminho de D-us")

Nenhum comentário: