quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tishah B'Av

9 de Av está ligado à energia que se materializa em nosso corpo na coxa esquerda. É o ponto fraco onde Yaacov foi golpeado pelo anjo. Representa, portanto, a fraqueza de Yaacov.

A energia presente neste dia é ilustrada por diversos eventos negativos, no entanto, se analisarmos os arquétipos relacionados ao dia, perceberemos que ele só é um "ponto fraco" na nossa existência devido- única e exclusivamente - a nós mesmos.

O que é a contração de Tishah B'Av?

- Yaacov foi atacado e julgado pelo anjo. Ele era perfeito e nesse dia foi revelado o seu ponto fraco.

Se somos perfeitos, não evoluímos, estagnamos. Por isso, sempre teremos defeitos a serem superados. A coxa esquerda pertence à sefirah de Hod, o Refinamento e a Glória. Só atingimos a Glória quando superamos nossos defeitos. Yaacov já era imperfeito, apenas não tinha percebido isso e iria parar de evoluir. O anjo mostrou o defeito a ele.

- Temos a destruição dos 2 Templos de Jerusalém. A destruição dos templos físicos representa a destruição do templo etéreo, que é cada um de nós. Cada um de nós deve se tornar uma morada para HaShem. Todas as instruções da Torah para a construção do templo são apenas conselhos de refinamento, daquilo que devemos evitar e o que devemos cultivar para nos tornarmos uma morada para o Divino. Este templo é destruído pela noção da fragmentação, de que não estamos todos conectados, de que não somos um.

- Temos a condenação do povo que seguia Mosheh a mais 40 anos no deserto. Mosheh mandou os espiões para que vissem a Terra Prometida e eles voltaram falando dos gigantes. O povo não confiou e teve de vagar mais tempo pelo deserto. Esta é a falta de confiança no Eterno, de que tudo o que acontece no Universo é uma manifestação da revelação ou da ocultação de Sua Luz. Portanto, devemos confiar e ter certeza de que HaShem nunca nos coloca em caminhos falidos, mesmo quando se apresentam gigantes à nossa frente.

------------------
Jejuamos em Tishah B'Av não pelos eventos ocorridos e, sim, pela energia presente. Esta energia faz com que aflorem em nós:

1) Nosso ponto fraco, nosso calcanhar de Aquiles, que só é perigoso porque não temos consciência dele. Portanto, através da contração e das meditações, podemos perceber esta fraqueza e, a partir daí, superá-la.

2) A violência gratuita. Nossa consciência fragmentada tende a imperar nesse dia e guiar nossas ações. Aproveitamos, portanto, esse momento em que esta característica vem à tona para trabalhá-la.

3) A falta de certeza e confiança. A noção de que estamos separados da Fonte de Todas as Bençãos. Neste dia, tendemos a tornar-nos vítimas. Vítimas de fatalidades externas. Na verdade, esta postura nos distancia de HaShem. Temos que ter Certeza e Confiança na Luz do Mundo Infinito e este é um ótimo dia para nos reconectarmos através do esvaziamento, da contração.

-------------------
Que seja breve o dia em que Tishah B'Av se apresentará como a porta da Era de Mashiach!

Lech LeShalom

Nenhum comentário: