sábado, 15 de dezembro de 2012

Primeiro Atributo da Misericórdia

Segundo o "Tomer Devorah", fantástico livro de autoria do genial RAMAK (Moshé Cordovero):

1) Quem é um D-us como Tu? - Primeiro "Adonai" dos 13 Atributos

Isto se refere ao Santo, Bendito Seja, que como um Rei que é insultado, recebe o insulto de uma maneira que está acima da compreensão humana. Pois observe que, sem dúvidas, não há nada que se esconda de Sua supervisão. Mais ainda, não existe um momento em que o homem seja nutrido, ou que ele exista, que não seja por virtude do poder divino que flui para ele. Portanto, nenhum homem jamais pecou contra D-us sem que o fluxo divino vertesse sobre ele nesse exato momento, permitindo que ele existisse e movesse seus membros. Apesar do fato de que o homem usa este poder para pecar, ele não lhe é negado de forma alguma. Mas o Santo, Bendito Seja, suporta este insulto e continua a autorizá-lo a mover seus membros, mesmo que ele use este poder, naquele momento, para o pecado e a perversidade, ofendendo ao Santo, Bendito Seja, o Qual, mesmo assim, sofre tal insulto.

Nem podemos dizer que Ele não poderia reter este bem, D-us nos livre, pois está em Seu poder, no tempo que se leva para se dizer a palavra "momento", murchar os pés e as mãos do pecador, como Ele fez com Jeroboam (I Melachim 13:4). No entanto, mesmo que esteja em Seu poder frear este fluxo divino e, mesmo que Ele tenha dito: "Se você pecar contra Mim, faça-o com sua própria força, não com a Minha", ele não retém Sua bondade para o homem, suportando o insulto, jorrando Seu poder e concedendo Sua bondade. Isto significa ser insultado e suportar o insulto, além do descritível.

É por isso que os anjos ministradores se referem ao Santo, Bendito Seja, como "o Rei Paciente [Humilhado]"(Pirke Heichalot, 25). E este é o significado das palavras do profeta: "Quem é um D-us como Tu?". Ele quer dizer: "Tu és o bom e misericordioso D-us, com o poder para vingar e cobrar Sua dívida, porém, Tu és Paciente e toleras o insulto até que o homem se arrependa." Observe que esta é uma virtude que o homem deveria tomar para si, isto é, SER PACIENTE E PERMITIR-SE SER INSULTADO na mesma medida, porém, NÃO RECUSAR SUA BONDADE aos outros.






Nenhum comentário: