terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Segundo Atributo da Misericórdia

2) Que tolera a iniquidade - Segundo Adonai

Esta é maior do que a qualidade anterior. Pois um anjo destruidor é criado toda vez que um homem peca, como fomos ensinados (Pirke Avot 4:13): "Ele que comete um pecado, adquire um acusador para si mesmo". E este acusador fica diante do Santo, Bendito Seja, e diz: "Fulano de tal me criou". Como nenhuma criatura pode existir sem o fluxo divino de poder, como pode o anjo destruidor que está de pé diante Dele sobreviver? Só seria possível se o Santo, Bendito Seja, dissesse: "Eu não alimento anjos destruidores, deixe-o que vá para aquele que o criou para que seja sustentado por ele". Se D-us dissesse isso, o destruidor descenderia para capturar a alma do pecador, ou para para decepá-la, ou o pecador seria obrigado a expiar a ofensa que criou o destruidor através de uma punição adequada, até que o destruidor fosse anulado. O Santo, Bendito Seja, não se comporta desta maneira. Ele tolera o pecado e o suporta. Ele alimenta ao destruidor e o sustenta assim como ele faz como mundo inteiro, até que uma de três coisas acontece: Ou o pecador se arrepende e anula o anjo destruidor através da severidade das penitências que ele se auto inflinge. Ou o Justo Juíz o transforma em nada através do sofrimento e morte do pecador. Ou o pecador desce ao Inferno para pagar sua dívida.

Este é o significado do apelo de Caim (Bershit 4:13): "Meu pecado é grande demais para ser suportado?", interpretado por nossos Rabbis de abençoada memória como (Midrash Tanchuma Bereshit Siman 9): "Tu suportas (isto é, Tu nutres e sustentas) o mundo inteiro; meu pecado é tão pesado que Tu não o podes suportar (isto é, sustentá-lo até que eu me arrependa)?"

Esta é a grande qualidade da tolerância, a de que Ele nutre e sustenta a criatura má criada pelo pecador até que ele se arrependa. A partir disto, o homem deveria aprender o quanto ele precisa ser paciente, suportando o jugo de seu vizinho e o mal feito por seu vizinho, mesmo quando estes males feitos contra ele ainda existirem. E ele vai suportar isto até que o mal seja corrigido pelo seu amigo, ou até que ele [o mal] desapareça por sua própria vontade e assim por diante.



Nenhum comentário: