O Tzemach Tzedek estava a caminho da sinagoga (shul) quando alguém lhe pediu um empréstimo, já que era dia de mercado e aí ele poderia comprar para vender e ganhar algum dinheiro.
O Rebbe lhe pediu que voltasse depois das orações (tefilot) e continuou sua caminhada.
De repente, na sinagoga, ele percebeu que o pobre cidadão precisava de seu empréstimo AGORA, portanto, o Rebbe voltou pra casa, pegou algum dinheiro, procurou o indivíduo com grande dificuldade, lhe emprestou o dinheiro e depois prosseguiu para suas orações.
O Alter Rebbe (Rabbi Schneur Zalman) então apareceu para o Tzemach Tzedek em uma visão, brilhando e o glorificou por sua consideração com o próximo.
O Alter Rebbe não lhe havia aparecido por muito tempo antes deste incidente; foi o favor ao próximo que lhe rendeu o mérito dessa aparição.
------------------------
Em nossa tradição, a aparição de um Justo em nossos sonhos e visões abre um portal para essa consciência e põe uma marca desse Justo em nossa alma. É portanto, um grande mérito e uma grande benção para nós quando isto acontece.
"Devemos saber o caminho para os Palácios Celestiais, mas isto não é crucial. Só precisamos o principal - ajudar ao próximo com todo o coração, com sensibilidade, e sentir prazer ao fazer o bem aos outros."
O Baal Shem Tov dizia que alguém pode estar encarnado há 70, 80 anos somente para fazer um favor a alguém. Portanto, faça todos os favores que puder com prazer de estar servindo a HaShem.
In: Hayom Yom for Shabbos, 28 Sivan, 5769. (To subscribe via e-mail, write to: listserv@JewishMail.org Subscribe: D-2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário