(Outro ídolo total meu!)
Cordovero, ademais de ser responsável pelo surgimento de um dos maiores e mais influentes centros cabalísticos, foi autor de alguns trabalhos fundamentais.
Um dos que mais me fascina é o Tomer Devorah (A Tamareira de Débora). Nele, temos um importante instrumental para dominarmos o ego, que são os 13 Atributos da Misericórdia.
Recitar os 13 atributos ao acordar e antes de dormir, assim como estudá-los e esforçar-se em desenvolvê-los, são passos importantíssimos para a redenção do mundo.
Estes são os atributos a serem recitados:
Adonai — compaixão perante os pecados de uma pessoa;
Adonai — compaixão depois que uma pessoa pecou;
El — poderoso em compaixão ao prover todas as criaturas de acordo com suas necessidades;
Rachum — misericordioso, de forma que a criação não caia em aflição;
Chanun — indulgente se a criação já estiver em aflição;
Erech appayim — lento a se irar;
Rav chesed — pleno de misericórdia;
Emet — verdade;
Notzer chesed laalafim — extendendo misericórdia a milhares;
Noseh avon — perdoando a iniquidade;
Noseh peshah — perdoando a transgressão;
Noseh chatah — perdoando pecados;
Venakeh — e perdoando.
Esta é a sugestão da Everburning Light para desenvolvimento diário destes atributos:
1 - Paciência diante dos insultos;
2 - Paciência para suportar o mal;
3 - Perdão ao ponto de apagar o mal sofrido;
4 - Total identificação com o próximo;
5 - Completa ausência de ira, combinada com a ação apropriada;
6 - Perdão, ao ponto de se recordar apenas as boas qualidades daquele que os tormenta;
7 - Eliminar todos os traços de vingança;
8 - Esquecer o sofrimento que nos foi imposto pelos outros e recordar apenas o bem que nos foi feito;
9 - Compaixão pelos que sofrem, sem julgá-los;
10- Verdade;
11- Piedade além do prescrito pela Lei com os bons;
12- Guiar os maldosos no Caminho do Bem, sem julgá-los;
13- Recordar de todos os seres humanos na sua ingenuidade infantil.
8 comentários:
Bom dia!
Mais uma vez, amiga, parabéns pelo excelente tema que, consecutivamente, que veio compartilhar.
A atitude misericordiosa para com os inimigos é algo que se contrapõe à então denominada "lei do talião" que, incrivelmente, não foi recepcionada pela Torah em sua essência, ao contrário do que muitos que não conhecem a instrução pensam.
A Torah nos ensina que não devemos guardar rqancor e nem nos vingarmos contra os nossos irmãos, mas sim amarmos o próximo (Vaicrá 19.18) e, se o boi de nosso adversárioestiver precisando de ajuda, não podemos nos omitir em socorrer o animal.
Penso que é nos inspirando na atitude paciente do Eterno para com o homem que podemos mesmo aprender a sermos misericordiosos com nossos semelhantes. Pois o abrangente amor divino estende-se sobre o bem e o mal, o justo e o injusto, sendo universalmente desinteressado e generoso.
David, embora orasse com imprecações, foi um homem que agiu pacientemente em relação a Saul. Como um príncipe de coração nobre, ele jamais atentou contra a vida do ungido que o antecedeu nas chances que teve, mas esperou que o Todo Poderoso a seu tempo cuidasse de sua causa.
O sol e a chuva vem para justos e injustos (Yeshua), assim como as tragédias não fazem acepção de pessoas (recentemente a cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi palco de uma terrível tragédia que deve ter assistido na TV). E por que uns escaparam e outros não, nenhum homem poderá dizer exceto pelas explicações técnicas (efeito estufa e ocupação de áreas de risco).
Contudo, a misericórdia divina foi com todos os que sobreviveram, mostrando a nobreza de caráter do Rei Eterno cujos propósitos são incompreensíveis pela mente humana e seu amor incomparável.
Bendito seja Ele!
Exatamente. Obrigada pelo comentário completíssimo.
O Amor Incondicional é um atributo mais elevado do que a Justiça, embora um complemente o outro. E, quando equilibrados, geram a Beleza.
Como diz o lindo Salmo 85...
"O amor e a fidelidade se encotnrarão;
a justiça e a paz se beijarão.
A fidelidade brotará da terra,
e a justiça descerá dos céus"
(versos 10 e 11; Nova Versão Inernacional - NVI)
Em tempo! Parece que seriam os versos 11 e 12 do Salmo 85. Na tradução de David Gorodovits e de Jairo Fridlin diz no tempo pretérito:
"A bondade e a verdade se encontraram,
a justiça e a paz se uniram.
Da terra brotará a verdade,
e, do céu, a justiça despontará."
Penso não haver tempo cronológico para o acontecimento revelado em Tehilim e, sem dúvida, a passagem relaciona-se com a obra do Mashiach.
Ótimo trecho! Adorei!
Com relação ao 13o. comentário do Fabrizio (Everburning Light), tenho feito um exercício para conseguir levar numa boa os meus desafetos e praticar os 13 atributos. Me inspirei numa música do Arnaldo Antunes, "Saiba":
"Saiba,
Todo mundo foi neném
Einstein, Freud e Platão também
Hitler, Bush e Sadam Hussein
Quem tem grana e quem não tem
Saiba:
Todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
e também você e eu"
Se vc imaginar aquela pessoa mais execrável na sua mente e conseguir visualizá-la quando ela era um neném, como todos os detalhes delicados e indefesos de um neném, vc consegue, nem que seja por alguns minutos, ter compaixão dela.
Shalon, amiga! Oportuna citação do Arnaldo Antunes que você colocou!
Não será a compreensão o primeiro passo para a atitude de perdão ao próximo?
Se mentalizo a tenra infância de alguém, compreendo a sua humanidade e consigo estabelecer alguma identificação.
É isso aí!
Postar um comentário