quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fazer o bem sem justificar a quem...

"O mundo não é um lugar razoável. Encontre-o em seus próprios termos: Quando fizer algo bom, faça-o além da razão.

*
É assim que as trevas encontram sua saída: Primeiro, elas concordam com tudo o que fazemos. Quando decidimos meditar, elas nos dizem: "Sim! Medite! Desta forma você se tornará um grande sábio!" Quando escolhemos fazer uma boa ação, elas falam "Sim! Você é tão maravilhoso! Pense no que os outros nos farão por causa disto!"

Pouco a pouco, elas nos convencem de que tudo de bom que fazemos precisa de sua aprovação. E, então, você cai na sua armadilha.

Faça o Bem sem razão. Assim, não há armadilhas." - Tzvi Freeman

6 comentários:

Beta disse...

Florzinha, eu n"ao consigo ler esse blog porque na tela do meu computador do trabalho as cores do texto e do fundo ficam quase iguais... Apesar disso, elas são lindas.
beijos

Ariel Shem Tov disse...

Ah! Vou trocar Beta! Vou clarear o fundo!

Ocho disse...

"Fazer o bem, sem olhar a quem", foi que tinha ouvido numa preleção dos ensinamentos da Doutrina Espírita, mas independentemente de filosofia ou religião, todos nós temos o dever de ajudar ao próximo.. e aconteça o que acontecer, somos felizes!!

Um ótimo dia a vc!!! Beijos

Beta disse...

Obrigada, Flo! Gostei do post também, agora que consegui ler :)

. disse...

Krishna disse pra agir sem apego ao fruto, o que é chamado de reta ação, ou, karma yoga. Agir sem pensar na recompensa, etc.

Também gosto da frase de Sêneca "A recompensa de uma boa ação é tê-la feito."

E também a de Sri Ram: "Nunca falhe em espargir amor, mesmo diante de qualquer falta de resposta, real ou imaginada."

E também tem a superação da mente proposta pelos tibetanos, que nos dizem pra dominar nossa vaidade, pra que de fato o que façamos tenha uma intenção pura, que permita ser a ação não seja boa apenas na aparência.

Também lembro de outros que dizem coisas parecidas, mas o comentário ficaria muito longo... Esse texto que vc publicou sintetiza ricas entrelinhas...

O que eu percebo é que quando as pessoas falam coisas que são REALMENTE sábias, não há como haver discordância. Por isso eu gosto da Fraternidade Universal.

beijos!

Ariel Shem Tov disse...

Ah, com certeza. Como diz o meu mestre, "A verdade do sagrado se dá nos encontros."

Quando todos estão dizendo a mesma coisa, ali está a Verdade.

Beijos!