sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Oração Cabalista

Eu sei, eu sei, o Omer requer muita oração e meditação. Lendo o Daily Zohar de hoje entendi algo que gostaria de compartilhar: o processo de oração cabalista.

Para começar, vemos os cabalistas sempre dizerem: "D-us não precisa das suas orações. Você é que precisa fazê-las para canalizar a Luz." O que isto quer exatamente dizer? Que tudo o que é e será, já foi criado. Tudo o que vc imaginar e desejar, já existe, já está lá. Apenas nós não conseguimos trazê-lo para a fisicalidade. Seja por incapacidade nossa de canalizar e realizar a Luz, seja porque não existe preparo da realidade para receber determinadas coisas.  

O segundo corolário, da falta de preparo, da falta de receptor da fisicalidade, é o que nos leva a sempre buscarmos nos refinar, nos tornarmos canais viáveis para essa materialização das bençãos.

Temos basicamente 2 níveis de oração:

a) A oração pessoal improvisada, que é provida de uma carga egóica. Quando conseguimos dar uma forma pura aos nossos pedidos, ou seja, quando nosso coração está puro (Lev Tahor) e estamos realmente dispostos a receber aquilo que é melhor para nós e para a coletividade, este tipo de oração alcança níveis muito elevados dentro do Mundo Infinito. Movemos montanhas. No entanto, normalmente injetamos muito das vontades do ego e, também, não percebemos bem o porquê das coisas. Logo, por mais bem intencionados que estejamos, neste tipo de oração geralmente tentamos impôr nossas vontades, com vários argumentos bonitos, mas é nossa vontade. Devemos exercitar esta oração pessoal todos os dias, tentando a cada um deles, sempre refinar o nosso desejo, sentir em nosso coração a Intenção Divina e irmos entrando em sincronia com Ela.

b) O texto sagrado, repetido com foco e emoção. Alguns seres são capazes de unir as palavras de uma forma tal que elas se elevam até os portões do Paraíso, para unir-se perfeitamente ao Santíssimo, Bendito seja Ele (Kadosh Baruch Hu). Estas orações se tornam caminhos, vias de elevação para que qualquer outro ser possa também unir-se a Ele. Os textos sagrados, como a Torah*, os Tehilim** (salmos), o Zohar, o Sefer Yietzirah, o Anah Becoach, o Shemah Israel, o Modeh Ani, as várias bençãos cabalistas, etc., são alguns desses textos divinos. Por isso, os cabalistas costumam meditar recitando estes textos. Nunca fazemos uma oração pessoal, um pedido ao Eterno, sem acompanhá-lo de um desses dizeres divinos.

*A Torah não foi criada por alguém, ela se materializou e já veio com a combinação perfeita de palavras. Embora ela funcione em qq idioma, o ideal é que seja sempre lida em hebraico.

**Já falamos anteriormente que é um hábito retirarmos frases dos Tehilim e repeti-las como uma forma de meditação mântrica. Pois justamente a combinação perfeita das palavras vai criando uma via para as dimensões mais elevadas. O ideal é também repeti-las em hebraico.

O meu amigo Zion Nefesh explicou de maneira excelente como fazemos a oração cabalista. Vou transcrevê-lo aqui:

"Este tipo de oração penetra através dos níveis celestes e abre portas. Os anjos e as criaturas sagradas se unem e apoiam a conexão.

Uma oração apropriada requer três passos:
  1. Pré-meditação – para entrarmos na estrutura correta mental e de consciência. Neste estágio, você elevará sua alma acima da sua fisicalidade. Relaxe o corpo e a mente de qualquer interferência externa. Medite para que suas palavras sejam um canal para a Luz se conectar ao receptor (sua missão/desejo).
  2. Usando o texto sagrado para construir uma "escada" apropriada. Nós usamos os salmos do Rei David e o texto da Torah na oração para este fim. Se você possui orações pessoais (que incluem outras pessoas nelas), então comece lendo ou visualizando ("escaneando") o texto sagrado que já inclui nele uma conexão mais elevada. Continue com sua oração pessoal e termine-a novamente com um texto sagrado.
  3. Meditação silenciosa para visualizar a Luz descendo e se unindo ao receptor.  Nestes estágio, deverá haver entendimento e apreciação do processo. Agradeça à Luz por lhe dar o conhecimento e a habilidade de fazer o que você fez.
Tente fazer com que os três passos tenham duração de tempo igual.

As pessoas que correm para a sinagoga para fazer uma conexão, na maior parte das vezes, a perdem. Eles deveriam, pelo menos, meditar no porquê delas estarem indo ali e no que elas querem alcançar com isso.

D-us não precisa de nossas orações. D-us é uma Força constantemente disponível que nos permite nos conectarmos a Ele e canalizar Seu Poder para energizar nossas ações neste mundo."

In: http://dailyzohar.com/?p=1683

Nenhum comentário: