sábado, 15 de maio de 2010

Shavuot

Dia 06 de Sivan celebramos Shavuot!  

E B A ! ! !
 

Neste dia, foi outorgada a Torah para a humanidade. Dois fatos indicam que este conhecimento é para todos:

1) Foi outorgada no deserto, que é "terra de ninguém";
2) Foi outorgada no Monte Sinai, que não é o mais imponente, e sim, o mais banal e humilde dos montes, mas aquele que se prestou a isso;
3) Foi outorgada em 70 línguas diferentes, ou seja, para todas as 70 Nações do mundo.

Costuma-se fazer uma vigília durante a noite de Shavuot pois, segundo o Zohar temos até o poder de reverter os decretos de Yom Kippur.

Basicamente, recebemos uma "doença" ao comer do fruto da Árvore do Bem e do Mal: a morte. Assim, em Shavuot nos conectamos à Imortalidade novamente.

A Árvore do Bem e do Mal é a realidade dual, fragmentada: "eles são maus, eu sou bonzinho", "eu sou bacana, eles são pregos", "a minha Cabalah é a verdadeira, a deles é a falsa", etc. Em Shavuot podemos corrigir isso.

O costume da vigília parece vir do nosso querido Rabbi Yossef Caro. No entanto, o Arizal também estressa a importância do costume, pois diz que podemos corrigir o fato de que, no momento da revelação da Torah, somente Mosheh estava acordado (o restante do povo dormindo). Por isso, fazemos uma vigília que se chama "Tikun Layla Shavuot". Lê-se os 10 Mandamentos, um texto chamado "Tikun Shavuot", o livro de Ruth, além de se estudar vários textos sagrados e histórias de tsadikim.

Os Ashkenazi lêem um poema chamado "Akdamut", do Rabbi Meir de Worms. E os Sefaraditas lêem o "Ketuvah" do Rabbi Ysrael Najara. Normalmente, são lidos antes de se falar os mandamentos.

Nesta página temos uma tradução de ambos poemas para o inglês:  http://www.ou.org/holidays/shavuot/akdamut_and_ketuvah

Algumas congregações também acendem a Menorah neste dia, com cada vela conectando a um patriarca diferente (Avraham Avinu, Yitzhak Avinu, Yaacov Avinu, Moshé Rabeinu, Aharon HaCohen, Yossef HaTzadik e David HaMelech).

Como a Torah foi outorgada durante a madrugada, na verdade acredito que este seja o motivo principal pelo qual nossos sábios indicam a vigília:  a energia deste momento está em seu ápice durante a madrugada mesmo.

Shavuot também contém a hilulah (aniversário de morte) do meu querido-amado-mais-maravihoso-do-mundo Baal Shem Tov (D-us sempre o abençoe e permita sempre que possamos acessar sua consciência). Costumamos nos conectar a ele através da vela de Hilulah e de suas histórias.

Também é a Hilulá de, nada mais, nada menos do que David HaMelech (este é o motivo da leitura do livro de Ruth).

É também um hábito enfeitarmos a sinagoga e a nossa casa com folhagens, flores e frutas, pois Shavuot também é a festa das primícias.

Todo o refinamento pelo qual passamos durante o Omer, foi apenas uma preparação para a grande Luz que nos chega em Shavuot. Portanto, também é um grande ápice para todos aqueles que vêm se restringindo e esvaziando desde Pessach.

Shavuot é um dos momentos "extravasa" dos cabalistas, portanto exercitamos muito a Simchah (Alegria) neste dia.

Procure um grupo cabalista próximo a você para comemorar esta maravilhosa data. Este ano, o Kabbalah Center irá transmitir Shavuot online para aqueles que estão longe e desejam participar. Entre em contato com eles.

Este ano, Shavuot será celebrado do dia 18/05 para o dia 19/05.

E Chag Shavuot Sameach para todos nós! Mazal Tov!


( Pinturinha do Rebbe de Lubavitch com a Torah que tirei daqui: http://fineartamerica.com/featured/rebbe-with-torah-moyses-jerussalmy.html )

Se desejar ler os 10 Mandamentos hoje: http://www.megaupload.com/?d=9Q7INH40


Se desejar ler os salmos de hoje: http://www.megaupload.com/?d=UDURJ192

Nenhum comentário: