segunda-feira, 10 de maio de 2010

Yessod de Yessod - Yossef HaTzadik

Zion Nefesh, no seu weblog RabbiShimon, dá o toque sobre este dia.

Hoje estamos em Yessod de Yessod, ou seja, a Verdade do Fundamento ou o Fundamento da Verdade. Yessod é a morada dos nossos pactos, alianças, nosso conjunto de valores e da Verdade (Emet).

O arquétipo de Yessod é Yossef. E ele é um dos patriarcas de caráter mais sublime.

Yossef foi vendido pelos irmãos como escravo, ficou preso 12 anos e se tornou primeiro ministro do Faraó do Egito.

A beleza da história de Yossef está na passagem: "Yossef reconheceu seus irmãos, mas eles não o reconheceram." (Bereshit, 42:8)

Aqui vemos que ele era capaz de reconhecer a centelha divina, não só em seus irmãos, mas em todos os eventos aparentemente sinistros de sua vida.

E, obviamente, no final da contas, tudo estava ocorrendo para que ele chegasse ao posto de primeiro ministro e, com isso, salvasse a vida de milhares de pessoas.

Yossef reconhece isso: reconhece que tudo o que ele estava vivendo era exatamente o que ele precisava para servir a D-us. Ele via a Verdade. Ele via santidade em seus irmãos e, não, a sombra deles que os fizeram vendê-lo como escravo. Pois tudo ocorreu por um motivo luminoso.

Yossef também interpretava sonhos, e os sonhos estão ligados à esfera de Yessod.
(“O único meio de se evitar de cair sob a influência de demônios ou espíritos impuros, quando entramos no domínio dos sonhos, é: recitar o Shema Israel, e outras preces que se revelarão como proteções muito eficazes para a viagem noturna.”)

Yessod também é extremamente atacada pelo Anjo da Morte. É o "gargalo" que leva o Mundo Infinito até a fisicalidade, Malchut. E é por isso que são plantadas ali as sementes da dúvida, os pactos com mentiras, os valores que nos impedem de ver justamente a Verdade.

É fundamental que deixemos Yessod sempre aberta para que o fluxo de Luz fique livre. E para isso, temos que ser como Yossef.

No Chabad temos um belo relato sobre Yossef: http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/Yossef/home.html

Na Revista Morashá, também: http://chapermann.spaces.live.com/blog/cns!4DA615FA9B4D7ABB!6220.entry

Vamos ler sobre Yossef hoje, e nos conectarmos à sua consciência. Vamos nos preparar para Shavuot!

Nenhum comentário: