quarta-feira, 20 de junho de 2018

Kaparot - Substitutos

O ritual de Kaparot, que estamos acostumados a fazer na véspera de Yom Kippur, na realidade pode ser feito em qq momento em que estejamos passando por um grande julgamento. Momentos de aperto, onde precisamos abrir o pequeno "buraco de agulha" para que as bençãos possam penetrar novamente nas nossas vidas.

Algumas vezes utilizei com parentes doentes e com animais doentes. Obviamente, o momento de nossa partida deste plano raramente pode ser alterado, pois faz parte de um sistema muito complexo e que foi pré-acordado antes de nascermos. Porém, acontece de, por algum mérito desta ou outra vida, podermos estender por mais tempo a estada de alguém. Kaparot pode nos ajudar a alcançar isto (embora seja raro).

(A cura de alguém é muito mais relevante no sentido de gerar cura para mais pessoas que estão ou estarão passando por esse problema. Por esta razão, é muito importante, ao pedirmos a cura de alguém - ou de nós mesmos - desejarmos sinceramente que esta cura seja para todos os que passam pelo mesmo que estamos passando. Muitas vezes, sua cura virá pelo mérito da cura de outrém. Por exemplo, cria-se um novo tratamento para outra pessoa, que virá a nos salvar.)

O uso que mais faço de Kaparot é para me libertar de situações opressivas. Funciona.

(A consciência que devemos ter aqui é de que nós trouxemos esta situação para nossa vida, foram nossas escolhas que nos levaram a essa opressão. Portanto, estamos passando para o dinheiro, este resultado e vamos transmutá-lo em algo bom ao transformarmos nossa opressão em benção para outros oprimidos.)

Explicarei o método com dinheiro como substituto nosso.

O Ritual

Pode-se usar qualquer quantia de dinheiro, mas é habitual que seja o mesmo valor de uma galinha viva. Porém, pela minha experiência prática, de fato pode ser qualquer valor em dinheiro.

Seguramos essa quantia de dinheiro acima da nossa cabeça, ou da cabeça do doente.

Falamos:

Filhos do homem, que moram na escuridão e à sombra da morte, presos pela miséria e por cadeias de ferro – Ele os tirará da escuridão e da sombra da morte e quebrará seus grilhões. Pecadores insensatos, afligidos por causa de seus caminhos pecaminosos e suas iniqüidades; sua alma abomina todo alimento e eles chegam aos portões da morte – clamam ao Eterno em sua angústia; Ele os salva de suas aflições. Envia Sua palavra e os cura; Ele os salva de seus túmulos. Agradeçam ao Eterno por Sua bondade, e [proclamem] Suas maravilhas para com os filhos do homem. Se há para um homem [pelo menos] um anjo intercessor dentre mil [acusadores], para falar de sua retidão em seu favor, então Ele lhe será gracioso e dirá: Salva-o de descer para o túmulo; Eu achei expiação [para ele].

(Gire o dinheiro em sentido anti-horário, acima da sua cabeça ou da cabeça do doente, ao pronunciar as palavras "minha permuta", "meu subtituto", "minha expiação")

Esta é minha permuta, este é meu substituto, esta é minha expiação. Este dinheiro será doado à caridade e eu irei para uma boa e longa vida e para a paz.

Fazemos isto 3 vezes, girando, no total, 9 vezes o dinheiro sobre a nossa cabeça ou sobre a cabeça do doente. Imediatamente depois, doamos o dinheiro para caridade. Temos que ser rápidos em doar.


Nenhum comentário: